ministrações
Atos 1:8 (o mandamento)
Atos 2:41-47; 3:1-10; 4:1-4 (glória da igreja)
Atos 8:1-3 (perseguição)
INTRODUÇÃO: “Todos gostamos de melhorias, mas todos nós odiamos mudanças!” “As pessoas aceitam mais rapidamente as idéias que trazem vantagens pessoais.” “ A maioria das pessoas aceita novas idéias apenas depois de poder vê-las pessoal e fisicamente (livros, sermões e aulas não resolvem isso!).”
“As coisas ficam piores antes de ficarem melhores.”
“ Mudanças sempre levam mais tempo do que você imagina.”
“ O momento típico para desistir ocorre exatamente antes de se abrir caminho para o sucesso.”
Estas são frases colhidas nas experiências de alguns homens de Deus, e que traduzem com clareza a realidade da igreja atual, e consequentemente da Igreja Batista Nova Canaã.
PRIMEIRO: Em Atos 1:8, vemos o mandamento de Jesus Cristo para sua Igreja: Fazer discípulos de todas as nações, semear testemunhas até os confins da terra.
O plano de Jesus não era para que a Igreja ficasse somente em Jerusalém desfrutando do mover do Espírito Santo e de seus milagres.
Alguns dos judeus convertidos achavam até que, outros não deveriam ter o direito de se converter. Não acreditavam que a salvação pudesse ser também para os gentios. Foi necessário o Espírito Santo dar uma experiência com os gentios para Pedro, para que a Igreja Primitiva começasse a crer e a se importar com a evangelização dos não judeus.
SEGUNDO: A igreja cheia do poder de Deus, começou a crescer, e a presenciar os milagres que o Espírito Santo concedia. Eram todos como uma grande família, tinham tudo em comum. Ninguém queria se afastar de ninguém. Estavam todos os dias juntos, mantendo comunhão uns com os outros, no partir do pão, de casa em casa e no templo. Era um verdadeiro paraíso na terra. Tudo estava indo tão bem que todos aguardavam ansiosos os dias de se encontrarem novamente.
Mas essa tranqüilidade e momento de graça da igreja primitiva, deixou-a acomodada e satisfeita demais com as conquistas que já haviam alcançado ("KOINONITE"). Era como se a proposta de Pedro no Monte das Transfiguraçoes se repetisse: “Senhor aqui está tão bom, deixe que façamos uma cabana para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Só que Jesus não iria viver para sempre naquele monte, Ele precisava cumprir a vontade do Pai.
Essa história se assemelha um pouco com a nossa. Parece que estamos conformados com as células que temos, e vivemos e consideramos as coisas, como se já obtivéssemos tudo o que Deus tem para nós.
Vivemos satisfeitos com as conquistas que já alcançamos. Não perguntamos a Deus se o que temos é tudo o que Ele tem para nós dar. Abortamos o poder multiplicador e de realizações de Deus em nossas vidas. Daí então surgem as tribulações...
TERCEIRO: Foi necessário vir a perseguição para que a Igreja despertasse para a realidade da obra de Deus. Se a perseguição não se levantasse, acredito eu, que até hoje, a igreja não teria passado das portas de Jerusalém.
¨O perigo das conquistas, está justamente no fato, de poder provocar na vida daquele que conquistou, um sentimento tão grande de satisfação, que o faça acomodar diante dos demais desafios.
¨Deus é infinito em seus propósitos e, cada vitória que Ele nos concede, nela está declarada a idéia que podemos conquistar novas coisas e que não podemos parar jamais.
¨As nossas conquistas ou vitórias, não são anúncios de que podemos guardar as armas e firmar acampamento, mas sobretudo, são a declaração que novos desafios se apresentarão e precisarão ser vencidos.
¨Uma igreja satisfeita com o que tem é uma igreja morta. Uma igreja sem alvos a conquistar, não tem razão de existir, porque já foi vencida pela mentira do diabo.
¨O descanso da igreja será no seu encontro com o Noivo, nas nuvens e não nesta terra.
¨A igreja de Deus é ousada. Agradecida sempre a Deus, porém, insatisfeita quanto as suas conquistas e vitórias. Há sempre gigantes na terra para serem derrubados. Não podemos parar, porque senão seremos engolidos pelos nossos inimigos.
ENTÃO O QUE FAZER?
1-) CAMINHAR NA VISÃO DE DEUS: O QUE É VISÃO: “VISÃO: imagem que se julga ver em sonhos.” (dicionário). O QUE É TER VISÃO: É ver com o olhos de Deus. É acreditar que se pode ir mais longe do que naturalmente se espera ir. É acreditar mesmo contra todas as circunstâncias e ver o que se sonha como se já existisse.
2-) NÃO PERDER O OBJETIVO: O nosso objetivo é cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. Temos uma cidade nas mãos para conquistar, e Deus já nos deu as ferramentas (células) e o material humano. A unção está sobre nós e temos certeza que o Senhor peleja por nós.
3-) NÃO DESANIMAR JAMAIS: Quando Josué assumiu o posto de Moisés, foi tomado de um medo muito grande, pois sabia a responsabilidade que acabara de assumir. O desafio era muito grande e ele nunca havia feito o mesmo antes. Deus começou a encorajar Josué diante do grande desafio, falando palavras do tipo: "você nunca será derrotado", "Eu estarei contigo", "Nunca te abandonarei", "Seja forte e corajoso", "SE ESFORCE", "NÃO DESANIME E NEM TENHA MEDO"....
CONCLUSÃO: Quando paramos de avançar, desobedecemos a Deus. Quando nos acomodamos começamos a perder, quando estamos satisfeitos não conquistamos mais.
www.ibncg12.com.br - Todos os Direitos Reservados / Canaã Designs Produções (61) 3033-5165